Posts

Este final de semana foi o 1o. Meetup do DBFloripa e ao final do Meetup apresentei uma pequena talk..

CONTINUE LENDO

Utilizando recursos de extensibilidade do PostgreSQL, criei um bot que funciona dentro do PostgreSQL, e disponibilizei no Github.

CONTINUE LENDO

Utilizando recursos de extensibilidade do PostgreSQL, criei uma extensão para gerar dados aleatórios e disponibilizei ela no Github.

CONTINUE LENDO

Na tabela users de uma base de dados do Redmine existe um campo firstname e outro lastname e eu precisava mostrar ambos concatenados, separados por um espaço, representando assim um nome completo. O problema? Bem, quando o usuário na verdade é um grupo, firstname contem '' (vazio) no lugar de NULL, e isto muda toda a história.

CONTINUE LENDO

Um belo dia eu me deparei com um SQL no mínimo estranho, por assim dizer. Não que só devam existir SQLs perfeitos, ou que nunca tenha visto SQLs estranhos, mas o autor do SQL propagave esta técnica como sendo adequada e que cobria todas as possibilidades do problema e portante era “a melhor”. Com não concordei no fato de considerar ela “a melhor” sugeri outras formas de obter o mesmo resultado.

CONTINUE LENDO

Controverso, polêmico, misterioso. Vamos falar sobre ele, aquele que não deve ser mencionado… precisamos falar sobre NULL.

CONTINUE LENDO

Continuando a série de posts sobre contribus vou apresentar hoje o auth_delay que é uma extensão utilizada para dificultar ataques de força-bruta contra o seu servidor Postgres.

CONTINUE LENDO

No momento que escrevo estas linhas a versão atual do Postgres é a 9.2 e ao todo são 41 módulos no contrib, então vou iniciar uma série onde vou apresentar o funcionamento da maioria deles e farei isto seguindo a ordem alfabética dos módulos.

CONTINUE LENDO

Elixir é uma linguagem funcional e dinâmica para construir sistemas escaláveis distribuídos e resilientes, ela cresce rapidamente com o esforço da contribuição da comunidade que vem crescendo em conjunto. Como queria entender um pouco sobre algumas questões de pattern-matching e a codificação de caracteres na linguagem, resolvi contribuir com a adição de uma função codepoint no módulo String.

CONTINUE LENDO

Tal como o Ruby possui symbols, Elixir possui atoms e tal como em Ruby é possível converter strings em symbols, no Elixir também é possível através da função binary_to_atom/2 ou binary_to_existing_atom/2 que recebe dois argumentos, a string e o atom :utf8. Eu quis melhorar isto e submeti uma pull-request

CONTINUE LENDO