Como obter ajuda sobre PostgreSQL?

Um dos fatores fundamentais que movimenta o universo do software livre é justamente a grande quantidade de usuários que estão prontos (e qualificados) para ajudá-lo desde as dúvidas mais simples, até as mais “cabeludas”.

Pois bem, nesses mesmo barco, onde todos estamos remando, existe um “pacto”, não chega a ser uma ordem ou lei, mas sim um pré-requisito básico, que todo aquele que quer entrar nesse universo deveria se certificar de fazer antes, e que é uma ação simples: antes de perguntar, de uma pesquisada…

Sim, é muito comum ver perguntas recorrentes na lista pgbr-geral em que muitos de seus questionadores não se deram o luxo de, no mínimo, dar uma googlada.

Conclusão?

Muitas vezes eles acabam saindo frustrados com uma resposta default: “Veja o histórico”.

Já outros possuem espírito aventureiro, questionam-se noite e dia, procuram, encontram, testam, erram, procuram, encontram, testam, acertam … e nesse ciclo rumo ao conhecimento, algumas perguntas surgem, duvidas pelas quais alguns de nos passamos também, cujas respostas não encontramos em uma ferramenta de busca, mas sim nas entrelinhas do conhecimento alheio. E nesse caso, onde buscar então?

É ruim perguntar na lista? Não! É perfeito!

As respostas mais básicas estão la no histórico da lista, algumas complexas também, e você percebe a diferença entre elas pelo número de mensagens uma thread que um tópico mais complexo pode gerar. Veja como exemplo quantos tópicos sobre Codificação de caracteres já surgiram esse mês.

Em resumo, antes de perguntar dê uma pesquisada, leia o site oficial do PostgreSQL, ou o site brasileiro, veja o histórico de nossas listas, procure no Planeta PostgreSQL pesquise no Google.

Ainda assim você tem dúvidas cujas respostas dependem da opinião e experiência de outros colegas? Perfeito, pergunte na lista ou procure-nos no IRC. Sim, no IRC; lembra? Lá a resposta pode ser mais rápida, ou a discussão poderá ser mais dinâmica.

Se você possui um cliente de IRC, basta acessar o servidor irc.freenode.net e entrar nos canais #postgresql e #postgresql-br. Ou se preferir, você pode utilizar o Pidgin para conectar, o que não é difícil, basta seguir este filme que mostra passa a passo como fazer:

Bom, é isso “:D

comments powered by Disqus