Dúvidas frequentes sobre PostgreSQL

É bastante comum volta e meia encontrar e-mails na lista pgbr-geral com perguntas que são recorrentes. Isso me deixa um tanto intrigado já que existe uma excelente FAQ, também traduzida pelo Euler para português. Segue exemplo de algumas…

Como conectar o Delphi ao PostgreSQL?

Você pode optar por uma alternativa comercial como o PostgresDAC, ou pelo pgExpress Driver, por exemplo, ou ainda pode utilizar a ZEOS Lib que é a alternativa mais indicada em se tratando de software livre.

Quais ferramentas permitem a visualização dos relacionamentos das entidades do banco?

Longe de serem ferramentas de modelagem, elas permitem uma visualização dos relacionamentos existentes entre as entidades existentes em seu banco de dados. Podem ser bastante úteis como ferramentas de engenharia reversa.

Vejamos:

DBVisualizer: possui uma versão paga e uma gratuita e é multi-plataforma. Entre outras funções, gera diagramas a partir do banco de dados, permitindo exportá-los para imagem ou imprimí-los. É feito em Java e aceita diversos outros bancos através dos drivers jdbc. A versão gratuita possui algumas limitações como o fato de não permitir execução de scripts SQL e ausência de auto-complementação, mas é uma excelente ferramenta.

Autodoc: é gratuito e escrito em perl. Gera informações de suas entidades em diversos formatos. Não possui interface gráfica. Contém um sistema de templates que permite você personalizar as saídas conforme suas necessidades, bem como gerar imagens gráficas de seus relacionamentos.

SQuirreL: é gratuito e escrito em java. É semelhante ao DBVisualizer e também permite gerar um diagrama por meio de engenharia reversa.

Como recuperar a instalação do PostgreSQL tendo apenas um backup da pasta dos dados?

Primeiramente você precisa saber qual era a versão de PostgreSQL instalado, qual o sistema de arquivos utilizado e qual o sistema operacional, pois são informações fundamentais para o sucesso dessa restauração.

Em posse destas informações, instale o sistema operacional com a versão anteriormente utilizada, crie a partição para os dados com o mesmo sistema de arquivos anteriormente utilizado e instale a mesma versão de PostgreSQL que antes utilizava os dados que você tem em mãos.

Com esse ambiente montado você sobrescreve o cluster atual pela sua cópia. Esse tipo de alternativa é utilizada em casos emergenciais, tendo em vista que o ’caminho feliz’ é efetuar o dump via pg_dump, e restaurá-lo via pg_restore.

Bom, por agora é isso! “:D

comments powered by Disqus