O que o PostgreSQL tem a nos oferecer?

Saiu no blog do Luis Nassif uma pergunta: Alguém conhece vantagens e desvantagens desse banco de dados (PostgreSQL), em comparação com outros abertos e fechados? A intenção deste post é contribuir com esta informação.

Existem várias maneiras de analisar o funcionamento de um software com base em vários fatores, um Gerenciador de Banco de Dados não é diferente e muitas características precisam ser analisadas. No que diz respeito a maturidade do PostgreSQL podemos destacar primeiramente sua idade, são mais de 15 anos de desenvolvimento ativo conquistando uma forte reputação nos quesitos confiabilidade, integridade de dados e segurança. [1]

Quanto às plataformas de sistemas operacionais suportadas destacam-se UNIX (AIX, BSD, HP-UX, SGI IRIX, Mac OS X, Solaris, Tru64) [1], Linux e também Windows, mostrando que diferentes necessidades podem ser atendidas nos mais variados níveis de desenvolvimento. Tanto um acadêmico estudando banco de dados em seu PC, quanto grandes corporações com seus servidores robustos são capazes de tirar proveito de todos os recursos que este Gerenciador de Banco de Dados oferece.

A instalação também não perde espaço e torna o processo muito produtivo, permitindo instalações em minutos.

A conformidade com o ACID é completa e podemos destacar o suporte à Chaves-Estrangeiras (FK), Junções (JOINS), Visões (VIEWS), Gatilhos (TRIGGERS) e Procedimentos armazenados (STORED PROCEDURES).

A documentação é extensa e bastante clara e o acesso aos desenvolvedores é fácil, você encontra eles nas listas ou até mesmo no IRC, podendo trocar experiências de maneira mais direta ou até mesmo contratar algum deles.

Quanto aos sites podemos citar www.postgresql.org e www.planetpostgresql.org bem como os nacionais www.postgresql.org.br e planeta.postgresql.org.br

Uma matriz de características mostra toda a evolução do PostgreSQL e permite você identificar se deve ou não atualizar sua instalação para uma versão mais nova, vale a pena conferir o comunicado de lançamento da última versão.

Em comparação a outros SGDBs ele possui a maioria das características presentes em grandes SGDBs comerciais, como transações, sub-selects, integridade referencial e sofisticado controle de lock.

Sua performance é comparável a outros SGDBs comerciais e open-source, e suas releases possuem um histórico de estabilidade e solidez tornando-as prontas para uso em produção.

Por fim o preço: ele é gratuito. Sim, tanto para uso comercial quanto não comercial. Devido a sua licença BSD, você pode utilizar parte do código do PostgreSQL e criar um produto como, por exemplo, um Controle de Estoque com o PostgreSQL embarcado e modificado para suas necessidades.

Com essas características o Postgres pode nos oferecer toda uma plataforma para desenvolvimento de aplicação, armazenamento seguro de dados, extensibilidade para adaptá-lo às necessidades especificas de seu projeto, produtividade, estabilidade, segurança, confiabilidade, robustez  e porque não oportunidade, como a de seguir uma carreira ou até mesmo de criar um produto usando como base o nosso amigo Elefante

[1] http://www.postgresql.org/about/

comments powered by Disqus